amaro-neto
Amaro Neto lidera com folga na Grande Vitória

Agência Congresso – VITÓRIA – Uma consulta encomendada pelo PSD – partido da base de apoio do governador Paulo Hartung (MDB), sobre as eleições deste ano no ES, revelou números preocupantes para os governistas.

Na disputa para o governo do Estado, o atual governador lidera mas com apenas 9 pontos de frente sobre o segundo colocado, o ex-governador Renato Casagrande (PSB). Na última eleição Casagrande ganhou de Hartung na Grande Vitória.

Contra uma eventual candidatura do vice governador César Colnago (PSDB), Casagrande vence com folga. E venceria também, porém com folga menor, o senador Ricardo Ferraço (PSDB), caso fosse ele o candidato ao Anchieta.

Sem mandato, Casagrande está no ostracismo político há mais de três anos, e recebe poucos convites para eventos públicos. Mesmo assim aparece na frente de algumas figuras públicas em evidência.

ALIANÇAS/SENADO

A consulta foi feita apenas na Grande Vitória com o objetivo de orientar as alianças que que o Partido Social Democrático deve firmar este ano. E ouviu 600 pessoas na quarta semana de janeiro.

Parte do levantamento, inclusive fotos, vazou num grupo de Whatsapp ao qual o repórter teve acesso. Foram avaliados cinco cenários para governo e Senado. Mas nenhum incluiu o nome do deputado Sérgio Majesky (PSDB).

Responsáveis pela pesquisa disseram que é porque o deputado ainda não se decidiu. Principal opositor do governo Hartung, Majesky tem chances para o Senado. Isso é o que teria mostrado outra pesquisa, feita pela Futura, para o PSDB. Também de janeiro.

Para o Senado o deputado estadual Amaro Neto (SD) aparece na frente até do governador Hartung e Casagrande, conforme mostra o levantamento do PSD. O apresentador teria 47% das intenções de voto.

É preciso lembrar que nesta eleição serão dois votos para o Senado. Essa pesquisa encomendada pelo PSD, no entanto, foi feita só para orientar o partido.Tanto que nas perguntas para o governo, apenas dois nomes são apresentados, em cada cenário.

Como por exemplo Hartung contra Casagrande (foto), Casagrande contra Colnago. PH contra Rose, etc: Numa pesquisa com fins eleitorais todos os nomes estariam juntos para divisão das intenções de voto.

Para o Governo

PH 39 x Casagrande 30

PH 45 x Rose de Freitas 14

RC 44 x César Colnago 14

RC 41 x Ricardo Ferraço 16

Para o Senado

Cenário 1 – Amaro, PH, Magno e Ricardo.
cenário  2 – Amaro, Renato, Magno e Ricardo

*A pesquisa não considerou o quadro eleitoral nos municípios do interior 

Anúncios