Municipalização da honestidade por Jackson Rangel Vieira


Da forma como caminha o sistema de Montesquieu no Brasil, infectado com corrupção crônica, defendo a “municipalização da honestidade”, cada sociedade, longe do pacto federativo, estabelecer nova ordem funcional.

O Estado é subjetivo, federal e estadual. Tem Palácios e comandantes que lá vivem à custa do dinheiro dos cidadãos que moram em ruas, bairros e cidades. O contribuinte vive no Município, mas é imposto a sustentar um sistema obeso.

Longe da anarquia, contudo, ao que se vê diariamente, quero um Brasil fracionado com novo formato de gestão, sem gargalos de desperdícios e malversação do erário, sem mencionar outras tipificações de crimes contra o interesse público.

Como isto se daria? Os munícipes produziriam para si, dentro de organograma simplificado de autossuficiência, autônomo e capaz de gerir suas próprias dificuldades. Longe de “mensaleiros” e “cachoeiras”, porque existirão sob absoluto controle.

A maior afronta é a federação sugar todas as fontes de energia do brasileiro local, sem que ele tenha o direito ou consiga determinar seu próprio futuro com legislação tosca, manipulação da engrenagem bicameral e com Tribunais subservientes ao Executivo.

O prefeito do futuro se quiser se excluir da corrupção endêmica vai precisar cortar as gorduras saturadas e dispensar parcerias com governos invisíveis que precisam manter a roda-vida da hierarquia: de cada R$ 10, 00, chegar até ao cofre apenas R$ 4,00. 60% ficaram no meio do caminho entre pedágios e extorsões.

É preciso organizar o pensamento e a proposição da “municipalização da honestidade”, o que demandaria uma subversão sem retirar o curso existente da conectividade do cidadão federativo. Porém, não tenho ideia melhor.

twitter/@jacksonrangel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s