Os próximos três meses serão determinantes para as eleições gerais


Pode-se conjecturar muitas possibilidades sobre as eleições de 2010 nacional e estadual, contudo os fatos a transcorrer nos próximos três meses determinarão análises menos duvidosas. Por enquanto, os políticos estão flertando, outros beijando na boca, alguns ficando, muitos amasiados, sem mencionar os adúlteros, ou seja, metaforicamente, acontecerão separações, divórcios e casamentos.

O quadro nacional está mais acelerado, com definições de nomes com força de polarização entre José Serra (PSDB) e Dila Roussef (PT), com grande possibilidade de segundo turno. Mais, a indefinição de Ciro Gomes (PSB) provoca inseguração nos socialistas dos Estados. A Marina (PV), por sua vez, sem densidade eleitoral tem personalidde para ir até ao fim.

No Espírito Santo, o cenário é de aparente definição, porém, o maior enigma é a movimentação do senador Renato Casagrande (PSB), tanto quanto o é o seu lider nacional, Ciro Gomes, se vai ou fica. O socialista sabe fazer conta. Com sua presença, tem segundo turno com o principal candidato, o peemedebista Ricardo Ferraço (PMDB), considerado, hoje, favorito.

Se em março, José Serra ascender unido com apoio de Aécio Neves, e porventura, Dilma não decolar, o tucano Luiz Paulo Velozo, adversário direto do Palácio Anchieta, pode superar as dificuldades iniciais e, com o palanque mais fortalecido, alterar as vantagens dos adversarios em voga. Com ou sem Casagrande na disputa. A disputa para o senado promete ser acirrada entre o governador Paulo Hartung (PMDB) e o senador Magno Malta (PR), pelas duas vagas.

Enquanto o tempo transcorre, os analistas políticos de plantão tentam interpretar as movimentações dos pré-candidatos, hoje, em perfeita harmonia de convivência, para dificultar ainda mais a visibilidade de quem gostaria de prever o futuro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s