Cirurgia de circuncisão pode diminuir risco de doenças, como AIDS


Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Estados Unidos, revelaram resultados de um estudo sobre circuncisão (remoção do prepúcio, prega de tecido que recobre a glande do pênis) e como ela pode ser benéfica na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. No relatório eles pedem para que a Academia Americana de Pediatria indique a cirurgia para todos os recém-nascidos, afirmando a necessidade de adotar o procedimento rotineiramente.
O trabalho foi realizado durante dois anos, acompanhando 3.500 homens sexualmente ativos em Uganda. Segundo os resultados, a cirurgia diminui em até 60% o risco de contrair o vírus HIV, além de reduzir a contaminação por HPV (30%) e por herpes (25%).
Normalmente associada a motivos religiosos - a prática é difundida no judaísmo e islamismo -, ou não aconselhada, como no cristianismo, a circuncisão sempre foi alvo de polêmicas. O procedimento começou a se “popularizar” por considerações de higiene e por evitar o desenvolvimento de fimose. Mas a Academia Americana de Pediatria foi contra a difusão da cirurgia, uma vez que não havia indicação médica absoluta para o procedimento, por não haver evidência científica suficiente sobre os seus benefícios.
Anos depois, em 1989, o argumento foi revisto e a entidade afirmou que havia tanto benefícios quanto riscos aos recém-nascidos circuncidados. A ordem foi mantida nas últimas diretrizes (2000), acrescentando que o procedimento, quando adotado, deveria ser feito com o uso de anestésicos locais. A ideia dos pesquisadores da Johns Hopkins é que as novas diretrizes recomendem o procedimento em todos os casos.

Fonte: Fonte: OMS, Universidade Johns Hopkins

43 opiniões sobre “Cirurgia de circuncisão pode diminuir risco de doenças, como AIDS”

  1. Querido Jackson, mais uma vez a ciência vem confirmar um ato do nosso soberano Deus a mais de cinco mil anos atraz, quado da saida do Egito, ordenou a circuncisão para o povo hebreu, ultimamente eu só vejo a ciência confirmando o que Deus já fez.

    1. Esquece deus. Estamos falando de uma cirurgia profana, mundana, não tem nada de religiosos nisso. O resto é conversa fiada de igreja. Aliás, esse foi o principal motivo do cisma judaico-cristão: circuncisão. Páre de colocar deus nessa história.

      1. O substativo “Deus” quando se referir ao Deus da Bíblia deve ser escrito com letra maiúscula sempre, cidadão. Outra coisa: Deus não pode ser esquecido em nenhuma condição ou circunstância.

    2. A circuncisão não tem carater só religioso mas tambem de higiene,o gentio não tem nescessidade de fazer circuncisão no caso religioso,mas no caso higiênico quem determina é a medicina,agora existe uma praga de intolerantes,que só levam as coisas para o lado preconceituoso.

      1. Exato. E ainda tem uns fanáticos religiosos que insistem em meter o amiguinho imaginário chamado “deus” no meio da ciência.

    3. Deixa lá deus em paz jorge. ahah não quero ser desmancha prazeres, mas que eu saiba ele também deve ter criado o HIV certo? Se não o tivesse feito nao precisavamos de circuncisar nada.

  2. ola amado, ate que ponto a circuncisao para nos, povos gentios, traria beneficios, sendo que, era uma ordenança para o povo hebreu, segundos o que eu ja li, ate na relaçao com as esposas, os judeus, tem beneficios, pois o indice de as esposas judias contrair doenças sexulmente transmissiveis, é quase zero, sendo assim, louvo a atitude da pesquisa, mas ai volto a pergunta, para nos que beneficio traria, seria louvavel, ou e so um meio de nao contrair doenças. ( circuncisao: sig, separado – escolhido – isolado ) gostei da materia, abraço……

      1. deus não existe. Deus é um conceito que a ciência estuda, isso sim é verdadeiro. Mas não se chama deus e sim inteligência superior, ou “coinciência universal”. deus não existe, a bíblia não foi o primeiro livro escrito, as primeiras igrejas foram um jogo político e o primeiro papa não era religioso. De fato cristianismo é apenas a 3ª religião do mundo, e não me diga que só apenas ela é certa pois chamar os outros de burros é um insulto enorme.
        Desculpe acabar com seu mundo, mas sem maiores informações, realmente fica difícil ser objetivo.

  3. Esquece deus. Estamos falando do corpo humano. Em algum momento da história do povo judeu, justificou a cirurgia por 2 motivos: sanar um problema coletivo (justificado pela força autoridade da palavra de deus), reforçar a autoridade do profeta, unir um povo em torno de um ritual. A circuncisão da qual está se falando hoje não tem nada de ritualística; é puramente profana, mundana. Um ser humano não tem o direito de mutilar o outro, em nome de um suposto benefício. Pode-se até evitar a AIDS com a remoção da pele, mas não previne terríveis doenças venéreas, nem previne a gravidez. Vamos parar de endeusar essa cirurgia horrorosa?

    1. Marcos,
      Horrorosa é sua postura quanto a circuncisão! Sou circuncidado e tenho EXCELENTE vida sexual, nunca tive nenhum problema, muito antes pelo contrário só benefícios…
      Tem mais, meu pênis é muito mais bonito sem aquela pele pendurada, nenhuma mulher reclamou até hoje, só elogios!!!
      Algumas vezes a cirurgia se faz necessária, então este tipo de comentário(chamar o procedimento de “cirurgia horrorosa”) só faz os pais ficarem com medo e atrapalha a decisão.

      Mais quando eu tiver um filho VAI SER circuncidado também! No futuro ele vai me agradecer!

      Tenho mais de 40 anos e sou muito feliz com a minha cirurgia, quem precisar fazer pode ficar tranquilo!
      Leia mais a respeito dos benefícios, vc escreveu mais coisas erradas. Estudos médicos já comprovam vários benefícios!

      1. As pessoas não tem o direito de profanar o corpo da outra pessoa, mesmo que tenha autoridade sobre ela. Noção de beleza e feiura varia de pessoa para pessoa. Meus pais consentiram a circuncisão em mim e odeio o fato de ser assim. Não me aceito, isto afetou toda a estrutra da minha vida. Ninguém se importa, a batata quente ficou nas minhas mãos. Muitas vezes por trás de supostas boas intenções há um dano irreparável. Talvez se vc deixasse o teu filho decidir, seria uma boa escolha para ambas as partes.

      2. Marcelo, poderia me passar seu contato? Gostaria de saber mais sobre a sua experiência. Obrigado.

    2. Marcos…gostei da sua visão…ademais o hospital que patrocinou a pesquisa é judeu….ora mais! Qual a diferença entre mutilação masculina e feminina? cortar meu corpo perfeito e biologicamente adaptado? NÃO A CIRCUNCISÃO!!!!!!!!

  4. Abraão creu em Deus, isso mesmo, e isso lhe foi imputado como justiça. Mas Deus lhe deu um sinal, circuncidou-o como um sinal, um selo. E a descendência de Abraão ainda recebe a circuncisão. E receberam através de todas as eras, até que a lua se desvaneceu, a lei, e o Filho chegou. E quando o Filho de Deus veio, Ele ainda os circuncidou. E cada filho de Abraão é circuncidado hoje, não na carne, mas no coração. O Espírito Santo circuncida o coração, corta fora as coisas do mundo, e faz de você uma nova criatura em Cristo Jesus. “Circuncisão,” é “cortar fora a carne excedente.” Apenas os machos podiam ser circuncidados. Apenas os machos eram os únicos que estavam no pacto. E uma mulher, sendo casada, entrava juntamente.

    1. Rapaz, a bíblia foi traduzida mil vezes e se perdeu mais de 80% do conteúdo original, você não pode em sã consciência acreditar no que está escrito naquilo. Vários padres já afirmaram que para que uma pessoa entenda a religião cristã, devem ler a bíblia em latim, que foi a 2ª tradução. Por que você acha que para ser padre, a igreja católica te envia ao Peru e ao Vaticano? Você já estudou como é?
      Para de acreditar em asneiras, estude.

  5. Pode até ser boa, mas desde que se faça precocemente, para o cérebro do homem se adaptar. Caso contrário seja feito tardiamente na juventude, o homem tem problemas com falta de sensibilidade na relação sexual (casos relatados). Mas circuncisão não é garantia contra infecção de HIV/DST, numa relação sem proteção, nunca será.

  6. Bom dia, por favor necessito de uma informação: é recomendável esta intervenção para idosos, tipo 88 anos? Agradeço a resposta. Carla

  7. Olá, tenho 16 anos, e agora uma duvida que ficou é porque eu ainda tenho essa pele, mais me lembro que eu fiz uma cirurgia desse tipo, acho que foi pra esse problema quando eu tinha uns 5 anos. E porque cresceu d’novo ? não me lembro se a cirurgia foi pra solucionar esse problema, mai creio eu que sim, não me lembro. E agora com 16 ano, posso fazer ?

    1. Não sou médico, mas procurei me informar muito sobre o assunto. Inclusive, quando fiz, meus pontos estouraram, demorando mais tempo do normal para sarar. Entendo que você pode fazer a correção, mas procure um médico para receber a orientação correta! Abraços e obrigado por ter visitado o nosso blog. Abraços, Jackson Rangel!

  8. Uma vez o medido me recomendou fazer essa cirurgia, por questão de higiene, mas eu fiz um teste passando um dia com a cabeça para fora do prepúcio, e foi muito incomodo. Não tive coragem de fazer a cirurgia e desisti. Eu achei que eu não iria me acostumar. Alguém que já fez a cirurgia poderia compartilhar como é esse processo? encomoda???

  9. Quero apenas salientar ao colega Marcos que deixou o seu comentário no dia 24/11/2011 que ele está equivocado quando ao principal motivo do cisma judaico-cristão. A circuncisão foi apenas mais uma questão porém não a principal. Aliás fazer afirmativas assim é um pouco arriscado pois denota um rigorismo e bem sabemos que os fatos históricos que inspiram mudanças são uma somatória de acontecimentos.

  10. Deixando de lado a questão religiosa, a circuncisão traz os mesmos benefícios que uma boa higienização, além do mais não há sentido algum o seu uso para evitar a contaminação pelo vírus HIV, pois em qualquer tipo de relação sexual haveria ” contato ” entre o sangue dos parceiros. Na minha modesta opinião a não ser em casos como os de fimose a circuncisão sem necessidade poderia ser vista até como uma forma de tortura principalmente na interpretação da criança, que ingenuamente não sabe nem para que está tendo parte do seu corpo mutilado.

  11. Minha pergunta é simples Quantas crianças morreram de tétano na época de Cristo por causa da circuncisão?

    1. A questão não é sequer relativa à época de Cristo. Hoje, em média, só nos Estados Unidos, morrem, por ano, 100 meninos por conta de complicações relacionadas à circuncisão (hemorragia, choque, infecção). Existe, inclusive, um estudo chamado “Lost Boys” (“Meninos Perdidos”), provando as mazelas que esse procedimento traz e os riscos associados. Essas vidas poderiam ter sido poupadas com uma melhor conscientização dos pais em relação a essa cirurgia.
      O link para o estudo é: http://www.mensstudies.com/content/b64n267w47m333x0/

      Um livro interessante, que pais deveriam ler para tomarem uma decisão consciente e realmente informada foi escrito por um dos maiores pediatras dos EUA, o Dr. Paul M. Fleiss (que é judeu e contrário à circuncisão) é “O que o Seu Médico Pode NÃO te Contar Sobre a Circuncisão – Fatos Não Divulgados Sobre o Procedimento Cirúrgico Mais Realizado – E Mais Desnecessário – da América”:

      Eu, particularmente, acredito que uma decisão dessas, sobre algo tão íntimo e pessoal, deve ser tomada pelo próprio indivíduo quando tiver idade suficiente para entender potenciais benefícios, mas também conseqüências indesejáveis que, infelizmente, existem (perda de tecido erógeno especializado, que é o prepúcio e, é claro, diminuição expressiva de prazer sexual). A postectomia só deveria ser realizada em casos de emergência médica (vida em risco, por exemplo) e jamais como cirurgia “preventiva” ou “vacina cirúrgica” para suposta erradicação de DTS’s. Limpeza de faz com água e sabão e prevenção de DST’s com uso de preservativos.

      Pax Vobiscum
      Flavio.

  12. Vcs esqueceram que a cirurgia não é só para fimose e motivos religiosos. Tbm serve para quem tem alta sensibilidade na glande (dolorosa ou prazerosa, tanto faz). Se a relação sexual está incomodando nesses pontos, é necessário essa cirurgia de circuncisão.

  13. Não tem sentido circuncisão prevenir HIV. Pensem. Sem prepúcio há mais fricção, logo, mais mini-lesões, rompimento de vasos sanguíneos, etc.

  14. isso e questao pura e simples de HIGIENE!
    nao tem NADA de cirurgia horrorosa, horrosos e penis pelancudo!
    e porco porq nao tem nada mais nojento do q fimose
    tenham higiene, arrumem seus pipis!

    1. Querida Dona Chica,
      Essa é uma preferência pessoal sua. Existem mulheres que não vêem mal algum nos prepúcios de seus respectivos parceiros. Higiene se faz com banho diário e não com postectomia.
      Saiba que mulheres, por questões anatômicas da própria genitália feminina (com infinitas pregas e dobras de mucosa e pele) estão muito mais sujeitas à infecções urinárias que homens. Imagine se, por conta disso, ou por questões de preferência pessoal de um parceiro seu, fosse exigida, ou feita na senhora, ao invés de um bom banho, uma cirurgia para correção dos seus lábios vaginais (ou, quem sabe, até a amputação completa deles) e do prepúcio que protege e mantém a sensibilidade do seu clitóris…Como a senhora iria reagir?

      Por gentileza, pare de achar que um pênis intacto é sujo, por que não é…

      Pax Vobiscum
      Flavio.

  15. É como já me falaram até as pessoas que não acreditam em Deus, tem fé (e fé vem e vai para Deus), como ele é poderoso por nos dar o livre arbítrio para acreditarmos se sim ou se não, na verdade todos podemos chama-lo da forma que acreditamos não importa a forma que nós o chamamos o que importa é que estamos aqui por um motivo que somente cada um sabe.
    Se acreditam que é somente ciência tudo bem se não que é o poder de Deus ou de uma força maior que abita no universo independente do nome ou de como é chamada vc tem fé para acreditar em algo e meus amigos se vocês têm fé podem esperar que serão tocados e quando acontecer, podem falar o que quiserem, vão adorar e louvar ao criador e ao seu filho Jesus.
    Mas para a questão acima o que tem a dizer é: que a Bíblia tem tudo todas as respostas para tudo e até um grupo de pessoas que se dizem ateus já concluíram que tudo que esta escrito ali é original e que pela diferença de tempo e de línguas em que foi escrita se torna impossível sua manipulação.
    Por isso a ciência só confirma o que na bíblia já se tinha escritos a mais de 1200 anos Antes de Cristo.
    Deus é poderoso.

    1. A bíblia é mais um dos tantos livretos que dizem ao ser humano o que deve ser feito. Temos novos livros aos milhares nas livrarias, bancas de jornal e sebos. Usa e bíblia quem quer. A minha joguei no lixo há muito tempo e não me arrependo nenhum pouco. Nunca serviu para mim. Até cheguei a depositar minha fé ali um dia, mas percebi que é coisa de idiota, bobalhão. Com tantos livros bons à disposição, joguei no lixo a bíblia, a “palavra do senhor”, que nenhum ser vivo das diversas gerações que estão vivas tocara, viram ou ouviram. É um pai ausente….. Bobo. Tenho mais fé no meu caralho do que em deus.

      1. Marcos, você não passa de um idiota, babaca e presunçoso. Você pode até não acreditar em Deus, é um direto teu, o que você não pode é querer ridicularizar as pessoas que tem opiniões contrárias a tua. Pelas suas respostas, o que parece é que você não passa de um frustrado, que tem que atacar as opiniões contrárias a tua para “se garantir”. Pegue o seu caralho e sente em cima dele, ai sim fará bom uso.

  16. Marcos que DEUS te perdoe e quando tu precisar DELE ele vai te ajudar.Sei que muitas coisas acontecem em nossa vida e as vezes perdemos a fé,mas se todo joelho se dobrará a DEUS então quanto antes melhor.Só sei que prefiro viver com DEUS do que sem ELE. Fique em paz!

  17. Tudo que envolve religião deixa as pessoas burras. Esse treco de cortar o pinto vai prevenir doenças, porque o cidadão não vai conseguir usar o seu pinto porque vai sentir muita dor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s